Marketing e Tecnologia: os impactos desta relação

A boa notícia é que as PMEs não têm muito com o que se preocupar: já existem soluções de custo acessível para que estas, possam competir em pé de igualdade com grandes empresas, e assim utilizar sua maior agilidade para ganhar mercado.

Hoje em dia é inegável que existe uma relação de dependência da tecnologia em todas as áreas da empresa, mas se existisse um concurso, o marketing levaria de lavada o prêmio máximo neste quesito.

Esta relação de dependência não tem apenas a ver com o surgimento e a ascensão das empresas do Vale do Silício, mas principalmente com o surgimento da própria web há mais de 20 anos, o que podemos chamar assim, de o Big Bang do Marketing moderno. Isso porque sua explosão contribuiu para causar uma série de novas expectativas nos clientes e nas relações de consumo, sem contar as diversas oportunidades de diferenciação – web, pesquisa, social, mobile, etc. – que continuam a expandir.

Ano a ano presenciamos inovações disruptivas nos mais diversos segmentos de mercado, onde aquilo que menos imaginamos, surge em nosso mundo conectado, digital, como fusões de estrelas, gerando sobrevida, causando novas expectativas e potenciais vantagens competitivas para todos os players envolvidos.

Segundo o Gartner Group, em 2017, o Marketing vai depender mais de TI do que os CIOs – Chief Information Officer. Traduzindo para o português claro, o Marketing está, inexoravelmente, cada vez mais dependente de tecnologia.

Esta afirmação pode parecer exagerada, mas o fato é que, hoje em dia, profissionais de marketing devem estar preparados para ir muito além de Kotler. Os fundamentos, as estatísticas, os ferramentais estão mantidos! Ufa!  Mas pare e pense: dos últimos anos para cá, o Marketing vem evoluindo se baseando e se alimentando de Tecnologia da Comunicação, BI e Bancos de Dados. O tal Big Data, sabe?

Mas o Gartner não está falando isso à toa, ele se fundamenta em alguns números:

  • Nos orçamentos das empresas B2B e B2C em 2011, a participação em relação ao faturamento é quase 3 vezes maior do que o da área de TI, 10% contra 3,6%;
  • A previsão de crescimento para 2012 para o orçamento do Marketing é de 11% enquanto que o da área de TI é de 4,7%;
  • Na média, 30% dos gastos de Marketing relacionados a tecnologia e serviços já é comprada pela área de Marketing;

Estas tendências nos indicam a necessidade de aumentar o alinhamento entre as áreas de Marketing (Vendas) e TI, de modo que se possa iniciar a realização de um planejamento estratégico em parceria, e a compartilhar objetivos e responsabilidades pelos resultados.

O sucesso de seu negócio daqui para frente, em um futuro próximo (pra já, eu diria), depende desse alinhamento.

E não precisamos ampliar muito o nosso foco, mirando apenas nas grandes corporações não. As pequenas e médias empresas, ou seja, o setor que mais movimenta a nossa economia hoje em dia, também devem estar preparadas para este alinhamento.

Isso porque o acesso ao Marketing, especialmente o Digital e Inbound, tem sido facilitado através de uma enxurrada de players, ferramentas e serviços, muitos gratuitos, que prometem milagres na geração de leads e bla bla bla... Mas espera! O que muitas pequenas e médias empresas não sabem é que, para operar essa máquina do marketing digital e fazê-la trabalhar a seu favor, requer conhecimento, investimento, mas principalmente: dados, pesquisa, envolvimento.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Focar na experiência do cliente com a marca é tendência. Para isso, baseie-se na personalização e consistência de sua comunicação através de diferentes plataformas de mídia. Para realizar esta tarefa, Marketing precisa de sistemas que coletem os dados, automatizem as tarefas de comunicação e realize análises em tempo real.

MAIOR INTEGRAÇÃO DE DADOS

Isso favorece a geração de processos e softwares mais eficientes e mais fáceis de replicar e otimizar. Permite ter uma visão compartilhada dos prospects, leads e clientes, melhorando a eficiência dos processos e reduzindo custos. A integração elimina barreiras, facilita a comunicação interna e também,  a comunicação entre a marca e seu público-alvo.

Estes são apenas 2 exemplos para nos mostrar que Marketing, Vendas e TI não têm escolha. Eles precisam trabalhar de forma integrada e alinhada para enfrentar os desafios do ambiente de negócios em constante mudança. E embora esta relação de dependência tenda a crescer exponencialmente, ajudando a melhorar a experiência do usuário final, processos e os resultados das empresas, a boa notícia é que as PMEs não têm muito com o que se preocupar: já existem soluções de custo acessível para que estas, possam competir em pé de igualdade com grandes empresas, e assim utilizar sua maior agilidade para ganhar mercado.

Se você é pequeno ou médio empresário, ou mesmo profissional de Marketing e Vendas, que precisa implementar soluções de tecnologia que lhe dê suporte para crescer com segurança, melhorar seus processos ou operar sua máquina do Marketing Digital com eficiência e qualidade, converse com a Frontsite.